sábado, 6 de outubro de 2012

Baralho Cigano - Origem


BARALHO CIGANO - ORIGEM

O Baralho Petit Lenormand, composto por 36 cartas, foi criado por Marie-Anne Adelaide Lenormand Mlle.


 Mademoiselle Marie-Anne-Adelaïde LeNormand ou Mlle. Lenormand, foi uma cartomante francesa, de grande renome. Teve entre suas clientes Josefina de Beauharnais, esposa de Napoleão Bonaparte, que tomou-a por conselheira. Ela teria previsto, segundo a aura de magia que cerca seu nome, a ascensão e queda do imperador Napoleão, os segredos da imperatriz Josefina e o destino de muitos notáveis de seu tempo.
 Lenormand nasceu em Alençon, na Normandia, segundo ela no dia 27 de maio de 1772, embora os documentos originais indiquem 16 de setembro de 1768. Perdeu seu pai quando tinha apenas um ano de idade e, a seguir, sua mãe, aos 5 anos. Foi enviada a um convento, de onde surgem os primeiros relatos de seus dons de clarividência.

Estabeleceu residência, em Paris, no turbulento período que se seguiu à Revolução Francesa e, nessa cidade, consolidou sua fama de adivinha, de leitora da sorte.
  
Em 1807, Mlle. Lenormand leu as mãos de Napoleão e descobriu sua intenção de se divorciar de Josefina. Para afastá-la de cena, ele a mandou à prisão, em 11 de dezembro de 1809, onde a vidente permaneceu durante doze dias, enquanto ele providenciava o divórcio. Napoleão não nutria muita simpatia por ela. Durante seu curto reinado, mandou prendê-la por duas vezes sob a alegação de que promovia agitação social e política, mas como nenhuma prova concreta pode ser apresentada contra ela, Napoleão foi forçado a libertá-la.


Esse fato foi o verdadeiro lançamento de sua carreira e ela se tornou a cartomante mais popular de sua época.
 Ativa e desembaraçada, escreveu perto de trinta livros.
As informações sobre elas são por vezes contraditórias. É tida como boa estimuladora de outras cartomantes, mais ou menos famosas.

Mlle. Lenormand era ao mesmo tempo temida e respeitada, uma verdadeira "bruxa", sempre acompanhada de seu fiel Gato Preto.
 Em 25 de junho de 1843, aos 74 anos de idade, foi enterrada em Paris, no cemitério Père Lachaise.

Alguns críticos disseram que seu maior dom era a habilidade de amealhar riquezas. De fato, por ocasião de sua morte, deixou uma grande soma de dinheiro.



 O povo cigano, conhecido como “Senhores da Cartomancia” e outras práticas adivinhatórias, logo percebeu a praticidade deste Baralho ilustrado com imagens do cotidiano que permitiam uma rápida compreensão de seu significado. Passaram a usa-lo de forma tão imensa, difundindo-o por onde quer que passem, que, com o tempo, o próprio nome do baralho foi associado a eles, e, conseqüentemente, o original Petit Lenormand foi praticamente esquecido.

Assim, um novo oráculo surgiu: “Baralho Cigano”.
No Baralho Cigano há símbolos que falam da vida ao ar livre, da natureza e dos animais, que são sempre retratados porque fazem parte do dia a dia. Sendo também um oráculo completo porque encontramos nele a Astrologia e a Numerologia.
Mas hoje em dia podemos afirmar que o Baralho Cigano é praticamente algo novo e totalmente diferente do original francês. Fonte: Samira Muraddy

Nenhum comentário:

Postar um comentário